RENOVAR E CRESCER

2010
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Fernando Pessoa

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ACHE SUA PÉROLA


Era uma vez dois pescadores de pérolas, Stavros e Giorgos, que viviam numa ilha grega. Stavros era um grande sucesso, mas Giorgos mal conseguia alimentar sua família. Um dia, Stavros ofereceu-se para mergulhar com Giorgos, para ver se conseguia ajudar seu colega menos afortunado. Giorgos mergulhou fundo e apanhou uma ostra de boa aparência. Trouxe para a superfície, levou-a carinhosamente para a praia e começou a abrir a ostra com sua faca.
- Porque você subiu tão cedo? –perguntou Stavors. –Você desperdiçou um mergulho inteiro para apanhar uma única ostra!
- Sei o que estou fazendo -disse Giorgos. –Tenho um pressentimento com esta ostra. Ela tem qualquer coisa de diferente.
Stavros ficou observando em silencio seu amigo abrir a ostra. Coitado, não havia nenhuma pérola! Giorgos fechou cuidadosamente a ostra, segurou-as entre as mãos e ficou sentado sem dizer palavra, balançando o corpo para trás e para frente com os olhos fechado.
- Giorgos, o que é que você esta fazendo agora?- Perguntou Stavros.
-Acredito na minha ostra -disse Giorgos.- Se eu acalenta-la e a mantiver aquecida, pode ser que nasça uma pérola em sinal de gratidão pelo meu desvelo.
Balançando a cabeça, Stavros afastou-se. Estava ficando tarde e ele tinha muito o que fazer. Enquanto Giorgos cuidava de sua ostra especial, Stavros fez um mergulho, enchendo o seu balde com mais de cem ostras, levou-as para a praia e começou a abrir metodicamente cada uma delas. Cada ostra que não continha uma pérola, Stavros jogava-a de volta ao mar.
Ao cair da tarde, Stavros foi dar uma checada no amigo para ver como iam as coisas. Giorgos continuava embalando a ostra vazia.
-Teve sorte? -Perguntou Giorgos.
- Até que tive -respondeu Stavros. –Joguei fora 95 ostras vazias, mas achei cinco com pérolas. Acho que vou com minha mulher à noite à taverna para comemorar.
- Stavros, seu malandro, você sempre foi um cara de sorte -disse Giorgos.
Autor desconhecido.

Muitos são os inconformados Giorgos que ficam embalando suas misérias e não se dão conta que a sorte pode estar atrás da determinação e desempenho.

Voce quem é:- Giorgos ou Starvos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário